Dia dos namorados 2

 …nas mídias sociais

O movimento em torno Dia dos Namorados começa muito antes de 12 de junho. E usar as mídias sociais, é uma ótima maneira de garantir que, os clientes que estão planejando comemorar a data, o façam em seu bar ou restaurante.

Este ano, a data cai numa segunda-feira. E esta é uma situação especial: geralmente é o dia com o menor movimento da semana para o jantar. Melhor ainda, pois você pode gerar receita extra num dia de movimento mais fraco. Mas, para que isto aconteça, os esforços devem ser redobrados. Em outra matéria, já dei algumas sugestões de como promover a data e aqui vai um complemento, destinado a utilizar as mídias sociais:

  • Utilize o Facebook - Funciona? É claro que sim! Se você ainda não tem, crie uma página do seu estabelecimento no Facebook. É fácil, é rápido e uma ferramenta muito forte de divulgação. Comece com os pés no chão – “não force a barra”. Comece a fazer as postagens promovendo o restaurante, bar, padaria, lanchonete, e não pare. Crie concursos e mostre que você está ali para interagir e conversar com os clientes – mas, sempre, ofereça algo em troca. Afinal ninguém gosta de ser “enganado” com falsas promessas. A segunda-feira pode ser mais longa e “esticada” até depois do jantar especial para os namorados. Música ao vivo, pista de dança… Faça promoções que divulguem esta possibilidade.
  • E o Tweeter? –  Também! É uma mídia espetacular e, sabendo usar, você vai ter resultados muito positivos. Crie concursos que promovam a data no seu bar ou restaurante. Incentive as reservas com a publicação de fotos de casais que já confirmaram sua presença nesta data. Casados, eternos namorados.
  • Pinterest? Também! - Publique fotos do ambiente que você está criando e dos pratos que serão servidos. Faça uma promoção para seus clientes habituais, para que postem fotos do local e ofereça brindes para retribuir a gentileza. Incentive seus seguidores a compartilhar fotos de casais na página sua página do Pinterest/Tweeter/Facebook/Instagram.
  • E não se esqueça do Instagram – Crie incentivos para que as pessoas “curtam”,  “comentem” e compartilhem suas fotos. Como? Concursos, brindes, reservas especiais, drinques gratuitos.
  • Em todas as mídias – Incentive para que as pessoas publiquem detalhes sobre seu relacionamento (como se conheceram, há quanto tempo estão juntos, etc.). E deixe a coisa rolar! Isto ajuda a movimentar e animar as páginas do seu restaurante, bar, padaria, lanchonete.
  • Crie um concurso - Do quê? Ora, do que você quiser… do casal mais bonito, do casal mais jovem… e mais idoso… do que você quiser. Mas que possa ser votado pela Internet, na página do seu bar ou restaurante. O mais votado será o ganhador de uma refeição para o casal numa outra data, mais calma e tranquila.
  • Ofereça brindes – Receba seus seguidores do Twitter, Facebook e Instagram – no Dia dos Namorados – com brindes divertidos. Nas semanas que antecederem o grande dia, tuíte concursos aleatórios que seus seguidores possam facilmente participar, pedindo para “Retuitarem a notícia sobre seu restaurante para ter uma chance de ganhar… “. Esta é uma maneira bem simples para envolver as pessoas. Com o clique de apenas um link (o link de Retweet), seus seguidores estarão multiplicando suas mensagens para os seguidores. Você também pode se manifestar, partilhando curiosidades divertidas de namorados e curiosidades a respeito do assunto. Inclua uma hashtag relevante que seus clientes possam acompanhar, como #DiadosNamoradosnoseurestaurante. Envie 10-15 tuítes no dia 12 para animar ainda mais seus seguidores para essa noite. Você pode começar ainda mais cedo e enviar um a cada dia, a começar de hoje, até o Dia dos Namorados. Sempre é tempo para fazer do seu bar ou restaurante uma opção para os casais no Dia dos Namorados.
  • Crie ofertas especiais para os casais de última hora – Para aqueles que esperaram até o último dia para se decidir a comemorar, dê um bom motivo para que escolham seu bar ou restaurante para a comemoração. Crie ofertas especiais para seus fãs do Facebook, TweeterPinterest, Instagram, específicas para casais, como “peça um prato principal, e ganhe o prato da sua namorada com 50% de desconto” ou “peça duas entradas, e ganhe uma sobremesa para dois”. Estas ofertas tem que ser exclusivas para o Dia dos Namorados.
  • Promova o “almoço executivo dos namorados” - Muitos casais não têm como sair para jantar para comemorar. Aproveite a data e crie um “Almoço Executivo dos Namorados”. E porque não? Cardápio especial, decoração mais calorosa, brindes especiais, enfim, transforme um simples almoço de dia da semana num evento.

Como você vai construir tráfego? Certamente, não há falta de assunto para criar conteúdo relacionado com o Dia dos Namorados em sua estratégia de mídia social.

Boa sorte e bons negócios!