Dia dos namorados 1

…no seu restaurante

O amor está no ar!

Seguido de perto pelo Ano Novo, e Dia dos Pais, o Dia dos Namorados é uma das datas mais rentáveis para a indústria de bares e restaurantes  – o Dia das Mães é imbatível.

Sei que o clima “não está para festa”, no entanto, ainda é Dia dos Namorados. E ponto final!

Os clientes vão começar a fazer reservas, e você precisa faturar. Então este é o momento perfeito para promover o seu bar ou restaurante de uma forma romântica. Como é que você pode se diferenciar dos concorrentes?

Aqui estão algumas sugestões para atrair clientes com mais do que a promessa de uma refeição agradável:

  • Este ano a comemoração é segunda-feira –  Com a possibilidade de juntar algumas variantes positivas:
    • Segunda-feira – transforme o dia menos rentável da semana num momento especial e com uma receita extra bastante expressiva
    • Início de mês – de uma maneira ou de outra, as pessoas têm mais dinheiro no bolso
    • Dia dos Namorados – uma motivação especial para sair e “jantar fora”
  • Crie um sistema de reservas – E faça isso de maneira ostensiva. Divulgue nas mídias sociais: Facebook, Pinterest, Tweeter, etc. Inclua, também, algum bônus para os casais que fizerem reservas antecipadas e mostre que sua casa está pronta para receber a todos.
  • Vista seu restaurante para a festa - Elementos como iluminação especial, decoração, música ao vivo e opções de refeições gourmet vão alçar sua casa a um patamar superior. Desligue a “maldita” televisão e crie um lounge com almofadas e transforme sua recepção num local mais propício aos encontros e também mais sofisticado.
  • Os casais não têm idade, nem sexo - Isso mesmo! Casados há mais de 30 anos, recém casados (pela primeira/segunda/terceira… vez) também têm direito a uma comemoração. Não limite as possibilidades. Abra todos os campos e evite “etiquetar” a comemoração. Importante: deixe sua casa aberta a todos. Afinal, as opções dos clientes não dizem respeito a você.
  • Estique a celebração - Se houver espaço disponível, crie uma área onde os casais possam dançar depois de uma refeição deliciosa. Caso isso não seja viável ou aplicável ao seu público particular, faça um acordo com um cinema ou teatro, perto de você, para oferecer cupons que deem direito a ingressos gratuitos – ou com desconto – para a mesma data.
  • Dia do Chef –  Sei que isto pode ser mais trabalhoso. Mas, para aqueles que gostam de cozinhar, o Dia dos Namorados é uma ótima ocasião para oferecer aos clientes suas instalações de cozinha e permitir que eles próprios preparem os pratos que desejam oferecer aos seus companheiros. Mostre como funciona sua cozinha e ofereça a oportunidade de preparar um dos pratos do seu próprio restaurante. Ou, melhor ainda, separe esta data e crie um curso de culinária relâmpago. Isto vai promover o engajamento direto com os clientes e incentivar futuras e, repetidas, visitas ao seu estabelecimento. É lógico, isto deve ter um bom planejamento anterior e vagas limitadas.
  • Quem for solteiro, levante a mão - Para os solteiros, o Dia dos Namorados pode ser a lembrança de que está sozinho. No entanto, você pode capitalizar em cima desta ideia, e oferecer refeições exclusivas para os solteiros, com um pacote que inclua jantar, bebidas, sobremesa e um aperitivo. Na verdade, isso vai criar a sensação de que eles não foram esquecidos e merecem comemorar o fato de estarem sós. Numa viagem que fiz aos Estados Unidos, conheci um restaurante em Nova Iorque que faz – todos os anos – a noite “Sem-Namorados”. E fica lotado.
  • Almoço do Dia dos Namorados – Isso mesmo! Como a data cai num dia de semana, crie o “Almoço do Dia dos Namorados”. Reserve uma área mais calma do seu restaurante, onde o agito seja menor e selecione alguns cardápios especiais para a data. Pode ter certeza que vai funcionar.

Independentemente de suas ideias pessoais sobre a data, o Dia dos Namorados é especial para celebrar o amor, e seria um erro não aproveitar uma data tão rentável.

Boa sorte e bons negócios!